ACHADOS MAIS FREQUENTES DAS PATOLOGIAS BENIGNAS NA ULTRASSONOGRAFIA DE PRÓSTATA POR VIA ABDOMINAL E TRANSRRETAL
Keywords:
PRÓSTATA, ULTRASSONOGRAFIA ABDOMINAL, ULTRASSONOGRAFIA TRANSRRETALAbstract
INTRODUÇÃO: A próstata é a glândula retroperitoneal localizada na cavidade pélvica responsável pela produção e armazenamento de citrato, constitui o esperma, líquido expelido durante a ejaculação. Pode ser avaliada ecograficamente tanto pela técnica transabdominal como pela transrretal, com variação volumétrica muito próxima do real. De acordo com a literatura, as alterações prostáticas mais frequentes encontradas na ultrassonografia são: presença de nódulos e próstata de volume aumentado com e sem calcificação central. OBJETIVO: identificar os achados patológicos ultrassonográficos mais frequentes da próstata e separá-los conforme a técnica do exame (via abdominal ou transrretal), dos pacientes atendidos na Fértile Diagnósticos em Goiânia-GO, no ano de 2019. MÉTODOS: Trata-se de um estudo transversal, observacional, retrospectivo. RESULTADOS: Foram analisados 149 exames de próstata realizados de janeiro a dezembro de 2019. Destes 113 por via abdominal e 36 por via retal. Entre as alterações encontradas a hiperplasia foi de 85% na via retal e 81% na via abdominal. A idade dos pacientes analisados por via abdominal teve uma maior incidência de 51-70 anos com 55% e por via retal foi de maiores de 71 anos. Das alterações encontradas os achados da via abdominal foram de 66% de US normal e na via abdominal a alterada com 64%. Em relação as idades dos pacientes com alterações não houve diferença entre a faixa etária e o grupo de 51 a 70 e maior de 71 anos, somando 100% na via retal e 93% na via abdominal. CONCLUSÃO: Entre as alterações encontradas a hiperplasia foi de 85% na via retal e 81% na via abdominal. A prevalência das alterações foi de 63% via retal 41% via abdominal. Espera-se com esta pesquisa evoluir na aplicação terapêutica de maneira a evitar complicações futuras na saúde da população masculina, além de poder realizar projetos educativos para a prevenção dos resultados encontrados.